O Reino de Deus

Os laços entre religião e totalitarismo, preconceito, abuso de autoridade, repressão ao sexo, entre outras coisas

Farsa: descoberta a localização do Jardim do Éden

Primeiro, a fabulosa descoberta:

Não é preciso ser religioso para se deixar fascinar pela história contada no livro Legend — 7 The Genesis of the Civilization (Lenda — A Gênese da Civilização), lançado em outubro de 1998 pelo arqueólogo David Rohl. Presidente da Sociedade de Egiptologia de Sussex, na Inglaterra, e ex-pesquisador do Instituto de Arqueologia Britânico, Rohl se baseia em nomes antigos e atuais de rios, cidades e montanhas para provar que encontrou o Éden — o pedaço de terra aprazível onde, segundo o mito bíblico, teriam surgido Adão e Eva, os primeiros humanos da Terra. Só que o Éden do arqueólogo não é nada parecido com o do livro sagrado. Fica na região de Tabriz, uma cidade feiosa do Irã (veja na páginas 64). Além disso, para ele, o que surgiu ali não foi o primeiro homem, mas a primeira tribo capaz de dominar a agricultura e domesticar animais. “O Éden foi o berço da civilização”, disse Rohl à SUPER.

(…) 1. A dica bíblica

O livro do Gênesis diz que o rio que corre pelo Jardim do Éden fica junto às nascentes de quatro outros rios: Eufrates, Tigre, Gihon e Pishon.

2. Dança dos nomes

Mapas antigos mostram que o Gihon é o atual Aras. O nome mudou para Jihon-Aras e para Aras. A montanha Kusheh Dagh, ali perto, confirmaria a tese. “A Bíblia fala de uma Terra de Kush junto a esse rio”, diz Rohl.

3. De Pishon a Uizhun

Por uma questão fonética, os semitas, antepassados dos hebreus, que escreveram a Bíblia, teriam convertido o U, do atual rio Uizhun, em P de Pizhun, que virou Pishon. O Gênesis diz que esse rio corta a rica Terra de Havilah e, de acordo com Rohl, “existiram minas de ouro e lápis-lazúli ali”.

4. Bem no meio

O rio que irrigava o Éden seria, então, o Adji Chai, que passa em Tabriz. Outra coincidência: edin, em hebreu, significa campo aberto, “exatamente a situação encontrada na região”, diz Rohl.

BARROS, Fernando Valeika de. Um endereço para Adão e Eva. Superinteressante, ed. Abril, nº 139, abril de 1999. Disponível em <http://super.abril.com.br/superarquivo/1999/conteudo_83013.shtml>. Acesso em 02 de dezembro de 2008.

Mas eis a mentira desmascarada em 1764, por Voltaire:

“Do lugar das delícias saía um rio que regava o jardim e de lá se repartia em quatro rios: ao primeiro se chama Pison, que torneia a terra de Hévilath de onde vem o ouro… ao segundo se chama Géhon, que rodeia a Etiópia,… o terceiro é o Tigre e o quarto o Eufrates.”

Segundo esta versão, o paraíso terrestre conteria perto de um terço da Ásia e da África. O Eufrates e o Tigre têm as suas nascentes a mais de sessenta vastas léguas um do outro, em montanhas horríveis que por nada se assemelham a um jardim. O rio que bordeja a Etiópia, e que não pode ser senão o Nilo ou o Níger, começa a mais de setecentas léguas das nascentes do Tigre e do Eufrates; e se Pison é o Fase, não deixa de surpreender a inclusão no mesmo local das nascentes de um rio da Cítia e de um rio de África.

VOLTAIRE. Dicionário Filosófico, verbete Gênesis. In: EDITORA ABRIL. Os pensadores: Voltaire e Diderot. São Paulo: Abril, 1973, pág. 203. Itálico no original.

Para esclarecer, essa é a Cítia:

(Fonte: Wikipédia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Scythia-Parthia_100_BC.png)

E o rio Fase atualmente é o rio Rioni, na Geórgia (ver o verbete “Rio Rioni”, na Wikipedia).

Os estudiosos bíblicos não sabem qual seria hoje o rio Pison. Segundo eles, pode ter sido o Rioni, o Hális (na Turquia), o Jorak ou Acampis (não consegui descobrir onde ficam), o Jaab (também não consegui descobrir onde fica), o Indo (que nasce na China e passa pela Índia e pelo Paquistão) ou o Ganges (que nasce na Índia, na Cordilheira do Himalaia, e deságua em Bangladesh)1. Pode ter sido ainda onde há um leito seco em Hejaz, no Oeste da Arábia2.

Para essa embrulhada, eis a explicação:

Alguns eruditos têm questionado traduções para o inglês que dizem que os rios saíam do Éden, e alegam que traduções do hebraico são mais flexíveis em sua descrição. Esta interpretação permitiria que o Éden fosse um ponto de confluência para quatro rios se originando em qualquer lugar.3

Eis o velho truque: se a interpretação mais óbvia do texto bíblico está incorreta, é absurda ou não faz sentido, o problema está em quem lê ou em quem traduziu. Mas a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus.

Walter Nunes Braz Júnior

O Reino de Deus – Sistema Paraíso Concreto

oreinodedeus@grupos.com.br

1 WEBSTER’S ONLINE DICTIONARY. Verbete Pison. Disponível em <http://www.websters-dictionary-online.org/Pi/Pison.html>. Acesso em 02 de dezembro de 2008.

2 WIKIPEDIA. Verbete Pishon. Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/Pishon>. Acesso em 02 de dezembro de 2008.

3 idem

About these ads

Single Post Navigation

15 thoughts on “Farsa: descoberta a localização do Jardim do Éden

  1. Mas em que lugar desse mapa se situa o Jardim do Édem?

  2. Alô a todos, eu venho estudando a bíblia já desde nova e apreciando aspectos científicos com a Natureza! Antes o MUNDO era 1só! É claro q o Éden ENVOLVIA ÁFRICA,o BERÇO da HUMIDADE,e ÁFRICA é RICO em TUDO, até HOJE é um PARAÍSO,CONTINUA um JARDIM,pena q os CAPITALISTAS tem estragado! A REGIÃO de ÁFRICA e MESOPOTANIA só s distingue AGORA. Sempre estiveram LIGADAS!

  3. se vc le apocalipse terá a resposta para o que voce está buscando e tentando entende.e se mesmo assim voca não onsiguir entende que a biblia acertou em tudo o que conta.peço então que feche os seus deixe o seu coação ser tocado pelo espirito santo.
    acredite na palavra viva e não se deixe corromper.

  4. O jardin do eden, éra uma base cientifica, liderada por extraterrestres, a quem chamaram de deuses, e que tinha como finalidade trabalhar o homem genéticamente, a ponto deste obedecer a certos objétivos. em parte ouve um falhanço, nessas experiencias. Daí o chamado pecado original.
    A sua localização, está situada num fundo de mar.

  5. Parabéns

  6. Lucasnsousa@gmail.com on said:

    A Bíblia nos conta que após Deus expulsarem Adão e Eva do Jardim, o Senhor Deus “…pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida…” Dessa forma creio que se houvesse uma possibilidade de o homem encontrar o Jardim do Éden, Deus não permitiria que fosse tocado ou explorado. Se é um mistério de Deus, creio que só cabe a Ele revelar.

  7. Fritz Karl Nigmann on said:

    Eu nao entendo uma coisa simples? Se no inicio era Adao ,Eva,Caim e Abel e como diz a Biblia, Caim matou Abel, e depois fugiu para outras terras e se casou, entao esses 4 individuos nao eram os unicos na Terra. Agora pergunto, quem criou os outros individuos que estavam em outras cidades?

    Obrigado.

  8. OLA PRIMEIRO QUERIA RESPONDER A PERGUNTA DO FRITZ. FRITZ NA BIBLIA DIZ QUE EVA ERA MAE DE TODOS OS VIVENTES(GN 3.20) E NA BIBLIA DIZ TBM QUE ADAO E EVA TIVERAM FILHOS E FILHAS, QUE COM CERTEZA SE ESPALHARAM POR TODA REGIAO, CONSEQUENTEMENTE CAIM SE CASOU COM UMA DE SUAS IRMAS, PQ NAQUELA ÉPOCA NAO ERA PROIBIDO O CASAMENTO ENTRE IRMAOS,ELE SO SE TORNOU PROIBIDO QUANDO DEUS DEU A LEI A MOISES(LV. 18.6-9) ENTAO TODOS OS FILHOS SE CASARAM COM IRMAS. AGORA RESPONDENDO A TODOS AQUELES QUE NAO ACREDITAM EM DEUS E NA BIBLIA, A BIBLIA NAO É PARA SER ENTENDIDA E SIM VIVIDA, TUDO QUE TEMOS HOJE FOI DEUS QUE CRIOU, SE ESTAMOS VIVOS HJ È DEUS QUEM PERMITE, O HOMEM NAO É O INVENTOR E SIM A INVENÇAO DE DEUS. ENTAO DEVEMOS SOMENTE LOUVA-LO POR TUDO QUE ELE FAZ A NÒS, DEIXE DEUS AGIR NA VIDA DE VCS, PEÇO QUE FAÇAM UMA EXPERIENCIA COM DEUS, COMEÇAM A ORAR E PEDIR QUE DEUS MOSTREM A VCS QUAL O VERDADEIRO CAMINHO, GARANTO A VOCES QUE ELE VAI LHES DIRECIONAR, SO JESUS PODE MUDAR A VIDA DO HOMEM, ENTREGUEM SUAS VIDAS A DEUS E VERA O QUE ELE VAI FAZER. ESTOU DIZENDO POR EXPERIENCIA PROPRIA. FIQUEM COM DEUS. QUALQUER DUVIDA ME MANDEM UM E-MAIL.

  9. misterios revelados on said:

    rssss a localização do jardim do éden?? pensem comigo… era um jardim que tinha fauna e flora adoidado… Deus pos qerubins para guardar a entrada depois da expulsão de adão e eva…. havia pedras preciosas, um rio que se dividia em quatro braços… um jardim enoooorme… que lugar do mundo vcs acham que, muitos expedecionários vão e não voltam nunca mais??? Qual a maior floresta do mundo??? Que lugar que tem um ponto cego, é cheinho de mistérios e que nem radar, nem gps, nem celular pega lá??? esse lugar só pode ser a Amazônia, é óbvio. Lá é o jardim do édem. Só que naquela época, existia a pangea, era apenas uma porção de terra seca que Deus fez, claro, com mares e rios, mas era um só continente. E se dividiu na época da rainha ester e assuero a uns dois mil anos antes de Cristo, e não há milhões de anos como dizem, pois alguns cientistas não tem como provarem suas teorias, daí põe a culpa nos anos para ver se nos convence. Daí a explicação do grande rio (que é o rio amazonas) que se dividia em quatro braços… a Terra não tinha ainda os três oceanos, só depois da fuga de ester e assuero e alguns servos deles para essas bandas de cá, é que houve um grande terremoto, e os continentes de dividram, e daí, de quebra a explicação para civilizações pré-colombianas incas, mayas, aztecas e indios, pois ninguém até agora conseguiu explicar a origem desses povos, mas eu explico. Então, o jardim está guardado até hoje, fica no amazonas, sua entrada é secreta.

  10. como ainda tem tantos loucos e lunaticos que acha que abiblia ea chve do ceu para mim ela devia ser a chave da cadeia porque esses crentes safados como o edir maçedo que devia esta preso fica ai pregando biblia historia da mesopotamia criada por gilgamesh e copiada pelos fanaticos safados e loucos dos jedeus raça que o mundo inteiro detesta

  11. Muita, mas muita abobrinha mesmo.

  12. Romario furtado azevedo on said:

    Eu so queria falar que essas pessoas que nao tem o q faser fica julgando os cristoes devia era se converter e ve como jesus e maravilhoso. Eu nao estou aqui pra diser q nós cristoes somos perfeito mais temos tentado melhorar o maximo. Um abraço a todos fiquem com Deus

  13. É difícil a questão o melhor é a gente ficar no presente viver o mesmo ,o passado se foi o futuro é incógnito e não tentar saber se é la acola já foi já era ,mas que é lenda é este tal de paraíso, eu tenho feito o melhor da minha existência agora sem me preocupar com mitos e tento construir o meu já agora aqui ..Não quero perder os meus dias minhas horas minutos segundos em hipóteses deixo pra la tudo que atravanca minha vida e vivo o presente sem maculas sem culpas e assim construo o meu edem .A paz a todos

  14. rildo carreiro on said:

    Nao ha como duvidar daquilo que esta escrito na palavra de Deus, a existencia pre e pos diluviana do jardim do eden nao deve ser questionada por ninguem, a sua localizaçao bem como o seu estado hoje, ja passados tantos milenios, cataclismas e outros fenomenos naturais desde a sua criaçao ficarao a cargo daQuele que o criou e que pos guardas fieis para o vigiar e uma espáda desembainha e flamejante para fulminar com todo e qualquer curioso que queira daquelas terras se aproximjar.

  15. bom o jardim do eden ninguem sabe onde fica mas eu tenhu um mapa na minha biblia que mostra mais ou menos onde fica :
    perto do lago van, perto do mar vermelho perto do rio tigre é tudo que sei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: